Foi sancionada pelo presidente interino Michel Temer a Lei 13.329, que institui o Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento do Saneamento Básico (Reisb). A legislação determina o aumento de investimentos em saneamento básico pelas empresas prestadoras de serviços do setor, que terão concessão de créditos na cobrança de tributos.
A medida deverá ser regulamentada nos próximos dois anos e fará parte do Plano Nacional de Saneamento Básico. O novo modelo vigora até o ano de 2026.
Não poderão participar empresas cadastradas no Simples Nacional e a concessão também não poderá ser concedida para o Programa de Integração Social/Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (PIS/Confins).
O plano foi lançado em 2013 e tem a previsão de que, em até 20 anos, a coleta de esgoto e a instalação de rede de abastecimento de água seja implementada em todas as residências do País. O documento é revisado a cada quatro anos.
Para o cumprimento do plano, a estimativa do governo é de investimentos de cerca de R$ 508,4 bilhões. Desse montante, 59% será financiado pelo Governo Federal e 41%, pelos governos estaduais e municipais. O planejamento integra os ministérios das Cidades, Saúde e Meio Ambiente.
Clique aqui para acessar a Lei 13.329, na íntegra.
Fonte: Portal PINIweb