Você sonha tratar seu Esgoto de uma forma simples, sustentável, econômica e ainda, satisfazendo ao mesmo tempo os níveis de tratamento mais rigorosos?
A tecnologia Nereda irá exceder as suas expectativas. Após 20 anos de investigação e desenvolvimento, esta inovadora tecnologia está se provando como um enorme avanço tecnológico no tratamento biológico das águas residuais. O sucesso da tecnologia Nereda baseia-se na combinação de vários fatores, associando à elevada capacidade de tratamento das águas residuais custos de investimento e de operação mais baixos, áreas de implantação muito reduzidas (geralmente representam apenas 25% da necessária com as soluções convencionais) e elevadas economias de energia (20 a 30%).
O Nereda em síntese
Na tecnologia Nereda a biomassa responsável pelo tratamento das águas residuais forma grânulos aeróbios compactos que possuem características de sedimentação extraordinárias. Inventada pela Universidade de Tecnologia de Delft e desenvolvida como resultado de uma parceria público-privada única entre a Universidade, a Fundação Holandesa para a Investigação Aplicada na área das Águas (STOWA), vários operadores Holandeses e a Royal HaskoningDHV, esta tecnologia está revolucionando o tratamento das águas residuais tal como o conhecemos atualmente.
Características do Nereda
- Econômico, em termos de investimento inicial e custos operacionais;
- Área de implantação reduzida, podendo-se chegar a uma redução de cerca de 4 vezes;
- Consumo energético significativamente inferior (20 a 30%) n Ausência de aplicação de químicos;
- Efluente com uma excelente qualidade, realizando-se a remoção do carbono, nitrogênio e do fósforo num único passo de tratamento;
- Solução compacta, sem necessidade de tanques anaeróbios/anóxicos adicionais e decantadores secundários;
- Isento de odores;
- Operação simples fazendo uso de um reduzido número de equipamentos mecânicos/elétricos;
- Adaptável a projetos de águas residuais domésticas, industriais ou mistas;
- Solução atrativa para aplicação em novas instalações, instalações existentes com baixa performance e ampliação da capacidade de tratamento de sistemas de lodos ativados convencionais;
- Eficiência comprovada em instalações híbridas, operando com o Nereda e Tecnologia Convencional de Tratamento em paralelo.
Um excelente desempenho
O desempenho das estações Nereda é excelente e excede o desempenho do lodos ativados. Por exemplo, o efluente da estação de Epe, concebida para uma capacidade de 1.500 m3 /h, demonstra que Nereda® na realidade excede as expectativas iniciais. O consumo energético da ETE é significativamente inferior a qualquer outro tipo de sistemas convencionais de capacidade semelhante em operação na Holanda. Além disso, a qualidade do efluente tratado atende aos restritos requisitos holandeses, ou seja, concentrações de Nitrogênio Total e Fósforo inferiores a 5,0 mg/L e 0,3 mg/L respectivamente.. Outros aspetos que são relevantes salientar, são a notável robustez e confiabilidade do processo de tratamento sob condições de elevada variabilidade em termos de carga poluente afluente e pH, e a excelente performance na remoção de nitrogênio a cargas mássicas elevadas e com temperaturas de inverno muito baixas.
Referências
A tecnologia Nereda é utilizada em escala internacional no tratamento sustentável e econômico de águas residuais domésticas. Já com tanques da mesma dimensão dos maiores tanques SBR (Sequency Batch Reactor) a nível mundial, esta tecnologia tem provas dadas e pode ser utilizada mesmo para aplicações mais extensas.
Você deve estar pensando: Esta tecnologia já foi implantada no Brasil?
Sim, recentemente foi inaugurada (2016) a ETE Constantino Arruda Pessoa, localizada na Zona Oeste, como uma capacidade de tratamento inicial de 750 l/s e chegando a 1.000 l/s em sua fase final. Trata-se de uma das maiores estações de tratamento de esgoto no mundo a utilizar esta inovadora tecnologia e foi projetada pela Conen Infraestrutura Urbana.
Além deste projeto (já construído e operando com excelentes resultados operacionais), a Conen Infraestrutura Urbana está desenvolvendo atualmente mais duas estações com esta tecnologia.
Confira o vídeo abaixo da Empresa Foz Águas 5, que fala um pouco da tecnologia NEREDA e da ETE Constantino Arruda Pessoa.
Fonte: Royal Haskoning DHV, Foz Águas 5