O Brasil possui atualmente um déficit gigante com relação ao Saneamento Básico, os números são alarmantes e a falta de atuação do poder público neste setor provoca uma série de consequências diretas e indiretas na nossa população.

Com o intuito de esclarecer para a população em geral o tamanho do impacto da ausência do Saneamento Básico, divulgamos nesse “post” um documentário muito bom do Instituto Trata Brasil chamado “A Realidade do Saneamento Básico no Brasil” produzido pela Kurundu Filmes, que mostra os efeitos da falta de água tratada e do tratamento de esgotos a todos os brasileiros através de depoimentos de especialistas e moradores de regiões críticas do país. No filme é possível ter uma dimensão dos transtornos à saúde causados, como as mais de 400 mil internações anuais por diarreia, segundo o IBGE 2014, além da correlação da falta de saneamento básico com a proliferação do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, chikungunya e zika). Outro tema abordado é a falta de políticas de regularização e habitação que permitam resolver o problema desses serviços nas áreas irregulares. Atualmente, mais de 11 milhões de pessoas habitam essas localidades no Brasil também segundo o IBGE, e vivem totalmente excluídos de qualquer possibilidade de acesso ao que há de mais básico.

Este documentário foi exibido no 18º FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental de Goiás, além de ter feito parte dos debates do Observatório do Amanhã (Museu do Amanhã – RJ), CIEE de São Paulo e universidades públicas pelo Brasil e encontra-se disponível no site do Instituto Trata Brasil.


Fonte: Instituto Trata Brasil